B i o g r a f i a

Premiado internacionalmente, o Maestro, Compositor e Violonista, Ricardo Calderoni, possui mestrado realizado em Nova Iorque - Master in Music Theory and Composition - New York University. Concluiu 3 cursos de Bacharelado: Regência , Violão e Composição Erudito. Tem se apresentado na America Latina, Europa e Estados Unidos, em teatros como Carnegie Hall em Nova Iorque; Kennedy Center for the Performing Arts em Washington DC; Auditório Ibirapuera em São Paulo, entre outros.

Regeu as orquestras: Astoria Symphony Orchestra em Nova Iorque; Wasa Sinfonietta, na Finlândia; e, no Brasil, a orquestra Kalinka; a orquestra Lestro Armonico; e a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Regeu em Nova Iorque o coral da Wind and Fire Ensemble no espetáculo “Life is a Dream”. Foi o primeiro compositor da história da música a compor um Concerto Duplo para Violão, Clarineta e Orquestra, estreado em 2012 com os solistas Fábio Zanon (violão) e Luís Afonso Montanha (clarinete). O coral Oratorio Society of New York, vencedor de Grammy, apresentou a estreia mundial de sua obra para Coral, Quatro Solistas e Orquestra, em 2012. Estudou regência com Roberto Tibiriçá, Luthero Rodrigues e Sergio Chnee. Posteriormente, completou seus estudos de regência com George Stelluto, Vicent La Selva e Otto- Werner Mueller, na Juilliard School of Music.

Estudou composição com os compositores Justin Dello Joio, Julia Wolfe e Ronald Sadoff na Universidade de Nova Iorque. No Brasil estudou composição com Hermelino Neder, e violão com Paulo Bellinati, Ulisses Rocha e Henrique Pinto. Leciona: Harmonia, Contraponto, História da Música, Teoria Musical, Canto Coral, Violão, Composição e Regência.

É sócio e diretor da Brasil Produções desenvolvendo projetos internacionais e de divulgação da cultura musical brasileira.

Idealizou e realizou, em 2013, no Centro da Cultura Judaica, duas séries anuais de concertos: Música Sem Fronteiras, com grandes solistas e orquestra; e Jazz ao Pôr do Sol: Homenagem aos Grandes Nomes da Música Popular Universal.